Recicle Mais, Pague Menos é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente
Projeto se transforma em Prática de Referência EducaRES, uma ação do Governo Federal para apoiar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos
O projeto Recicle Mais, Pague Menos foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como uma Prática de Referência EducaRES - Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos. Uma ação do Governo Federal para apoiar a prática da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída pela Lei nº. 12.305 de 2 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto nº. 7.404, de 23 de dezembro de 2010.
Isso quer dizer que o Recicle Mais, Pague Menos, uma iniciativa da AES Eletropaulo e da AES Sul, agora faz parte do banco de práticas da Plataforma EducaRES, uma infraestrutura tecnológica criada para divulgação e mapeamento de práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos. O objetivo dessa reunião de práticas é oferecer um cardápio de possibilidades que inspirem toda a sociedade brasileira a enfrentar os desafios de uma crescente educação ambiental.
“A educação e o engajamento são a base de qualquer mudança cultural. O investimento em ações que façam o público realmente entender os benefícios da reciclagem é que faz a diferença para o sucesso do projeto. Implementamos o Recicle em estados com culturas muito diferentes (SP e RS). A educação para uma sociedade mais sustentável faz parte do nosso compromisso social”, explica Luciana Alvarez, Gerente de Sustentabilidade da AES Brasil.
Essas práticas serão recomendadas e disponibilizadas pelo MMA, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) e seu Departamento de Educação Ambiental (DEA), como referência para compor materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos presenciais e/ou à distância produzidos pelo Governo Federal.
As práticas foram selecionadas a partir dos critérios:
- Caráter inovador;
- Condições de replicabilidade;
- Possibilidade de continuidade;
- Coerência entre princípios e ações;
- Desafios enfrentados e aprendizado obtido com erros e acertos;
- Abrangência territorial.
O projeto Recicle Mais, Pague Menos faz parte do Programa Consumo Mais Inteligente, por meio do qual as empresas AES Brasil buscam estimular o consumo eficiente e seguro de energia elétrica.
Outros registros:
Ver todos os registros